O que considerar na escolha do contador

As empresas no Brasil têm um grande desafio que é passar o primeiro ano, mais de 20% morrem no primeiro ano, e em 5 anos, mais de 60% também fecham, por falta de planejamento, gestão e a mentalidade do empreendedor.

Você vai enfrentar diversos desafios para poder vencer, desafios como:

  • Aprender a gerir pessoas;
  • Gerir processos;
  • Ter domínio sobre marketing, vendas;

Ou seja, como empreendedor você precisa dominar esses fatores e esse desafio é grande.

O que de fato você precisa ter para vencer e superar tudo isso, principalmente não tomando decisões erradas?

R: Você precisa de assessoria que realmente, olhe para sua empresa, esteja analisando todos os fatos, analisando os riscos que você está correndo, para te ajudar a minimizar isso.

Então quando falamos de troca de contabilidade, ou de você contratar um contador, você precisa avaliar essas questões.

Qual o comprometimento que essa empresa tem!? Sabe porque estou te falando isso?

Como qualquer contratação de serviço, como qualquer compra, temos a tendência a olhar para o preço. Mas infelizmente o preço sendo alto, ou baixo, não é o fator determinante, o importante a observar é:

  • O quanto essa empresa, pode te ajudar de verdade no desafio que é empreender.
  • É preciso entender e exigir a participação profissional e um bom contador.
  • Não se trata apenas de lançar impostos e imprimir darfs.
  • Você precisa de um profissional que te ajude a alavancar seus negócios, seja na parte financeira, jurídica, tributária, tem que ter um suporte qualificado. Não ter esse suporte é um grande erro, “um grande tiro no pé”.

Não estou escrevendo esse artigo com intuito de fazer você contratar um novo serviço de contabilidade, nem muito menos conseguir mais um honorário para nosso escritório e no final do mês te mandar os boletos dos impostos.

Mas para você refletir:

  • Seu contador realmente precisa estudar sua parte tributária;
  • Entender se você pode reduzir sua carga de impostos;
  • Auxiliar na parte trabalhista, para evitar processos trabalhistas no futuro;
  • Auxiliar na contabilidade para que você possa distribuir o lucro de forma organizada, evitando bitributação.(isso é chato de corrigir)
  • Evitar problemas futuros com a receita federal, orientando se necessário com orientação também, do teu patrimônio.

E por aí vai…

Nós sabemos que isso é muito importante, todas as vezes que você afasta o conhecimento de um contador, você aumenta o risco de fazer coisas erradas.

Então antes de definir a empresa que vai cuidar da sua contabilidade não cometa o erro de olhar apenas para o preço. É importante você perguntar em que ele pode fazer para te auxiliar.

Vou te explicar sobre a questão da mensalidade de uma contabilidade:

  • Primeiro quando você paga um contador que gera o valor e que vai além de uma contabilidade tradicional, você tem um custo/investimento, porque essa prestação de serviço te impulsiona para tomada de decisões estratégicas no seu negócio.
  • Um escritório de contabilidade, precisa ser lucrativo e ter resultado, uma empresa de resultado consegue manter bons colaboradores, tem uma estrutura, então ela pode ser eficiente.
  • Uma empresa que se põe na posição de cobrar mais barato, não vai entregar para você toda atenção, porque ela não tem o custo dela pago, logo ela não funciona bem, empresas que costumam fazer guerrilha e cobrar barato apenas, querem escalar seus clientes, são pouco lucrativas, mas também não existe a preocupação de te ajudar seus clientes/parceiros, gerar valor e resultado. Não costumam ter uma visão sincera, leal e de longo prazo.

Você precisa de contadores com propósito, então fica aqui minha opinião sincera sobre escolher um contador!

Informação nos eleva!

Forte abraço.

 

Thiago Pacheco Faria.

Adicionar Comentário